Novo normal?

Estão dizendo que o mundo vai mudar. Que o que já iria acontecer mais cedo ou mais tarde foi acelerado pelo coronavírus. Estão dizendo que escola nunca mais vai ser como antes, o futuro é online pra aprender e ensinar. O hibridismo é, talvez, a esperança de socialização tête-à-tête para os estudantes. Estão dizendo que os professores têm que aprender a dar aula online, têm que escrever na tela compartilhada e escutar os alunos um de cada vez, porque na internet não dá pra falar todo mundo de uma vez. Meninos ligando e desligando o microfone para falarem e serem ouvidos na aula é o novo normal.

É pra gente acreditar que o trabalho também vai mudar. Home office é o novo normal. Enquanto a filha faz aula online, a mãe amamenta o bebê e participa da reunião (essa é a hora que a câmera deve ficar desligada?). Estão dizendo que, pro happy hour da empresa, o petisco chega pelo iFood.  Cada um, da sua tela, toma sua cerveja não tão gelada e ri, porque essa é a graça no novo normal.

E as festas, aniversários, confraternizações?… Tudo na tela. Por zoom dá pra fazer até festa dançante, sabia? É o novo normal. É o futuro.

O coronavírus é uma máquina do tempo que nos levou pro futuro ou, antes que a gente pudesse se perguntar sobre o que sonhamos pro futuro, trouxe o futuro pra gente.

Mas como a gente vai aprender a dançar?

Se avançamos enquanto sociedade foi no encontro com o outro. Avançamos porque, agora, meninos e meninas podem ser colegas de classe. Avançamos porque juntamos as carteiras da escola em círculo para debater. Avançamos porque conquistamos direitos trabalhistas. Avançamos porque as mulheres conquistaram seu lugar no mercado de trabalho. Mas, então, a máquina do tempo nos levou pro futuro ou pro passado?

Se a tecnologia nos faz avançar, é porque nos ajuda a nos conectar com o outro, é porque permite que estejamos aqui e lá. A tecnologia – vale acreditar! – pode fazer nosso mundo aumentar e as distâncias diminuírem. Esse é o novo normal que queremos!

Por Juliana Berni Tassara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s