O que é escutar?

Há mais de 200 dias com as escolas fechadas, a questão da saúde mental dos estudantes se tornou pauta cativa na mídia, nos grupos de whatsapp e até nas audiências públicas. Alguns clamam pela abertura das escolas, preocupados, entre outras coisas, com a saúde mental das crianças e adolescentes. Outros acreditam que não há condição segura para reabertura, não sem também se preocuparem com as consequências disso. De todo modo, as escolas continuam fechadas.

E o que podemos fazer, então, para minimizar as consequências desse confinamento para nossos jovens? Podemos escutar.

Mas o que é escutar, afinal?

Se, até pouco tempo, os adolescentes e mesmo as crianças viviam capturados na web, alternando a direção do olhar entre jogos virtuais, redes sociais e o que mais a internet pudesse oferecer, a pandemia escancarou a insuficiência desses recursos para a socialização. O sofrimento dos estudantes, que tem feito os consultórios dos psicólogos receberem mais demanda do que nunca, aponta para a necessidade de serem escutados.

Acreditamos que escutar não é apenas ouvir, emprestar nossos ouvidos para que o outro derrame suas angústias, ainda que isso possa ter um efeito catártico. Escutar também não passa por um ato de empatia. Pelo menos, não apenas. Não se trata de um processo de identificação no qual nos colocamos no lugar do outro para compreendê-lo, ainda que isso provoque um certo sentimento de acolhimento. O sujeito, quando é convidado a falar, muitas vezes não é capaz de entender o que sente, por isso não se trata de compreendê-lo, mas, ao contrário, de acompanhá-lo em seu “não entender”. Esse movimento pode fazer com que os sujeitos se deparem com algo inédito, inesperado. É assim, mais do que qualquer outra coisa, que o sujeito é contemplado em sua subjetividade. E, não há dúvida, a força desse encontro subjetivo pode ser a maior aliada no enfrentamento desse momento que estamos vivendo e de tudo o que ainda está por vir.

Essa é nossa aposta!

Escrito por Juliana Berni

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s