O que pode o desejo de ensinar

Estamos há mais de seis meses em quarentena. As escolas estão, quase todas, com as portas fechadas e a única possibilidade de ensino é através das tecnologias digitais. Em suas casas, assistindo às tais “aulas on-line”, os alunos se queixam da falta da escola. Se, num primeiro momento, a quarentena parecia fazer com que ficassem livres das obrigações escolares consideradas “chatas”, com o passar do tempo eles vão se dando conta da importância da escola.

Do outro lado da tela está o professor. O professor que passou sua vida em sala de aula, agora faz da sala de jantar seu ambiente de trabalho. O professor precisa ensinar, precisa fazer com que o aluno aprenda. “Desliguem o microfone”, diz o professor. “Parem de conversar no chat”, completa ele. Mas o professor sabe que pra ensinar e aprender, é preciso tocar o aluno, ir ao encontro dele. Mas, se presencialmente já não é fácil, como fazer quando a tela fria do computador se interpõe entre professor e aluno?

Do lado de lá da tela, o professor procura o aluno, procura algum sinal de que o aluno está sendo acessado por ele, procura alguma forma de transmitir para esses meninos e meninas o afeto, o investimento. Escutando professores durante esse período de confinamento, fica evidente o investimento deles em seu ofício. Eles relatam suas angústias, mas também suas apostas. Comprar uma nova iluminação, uma nova decoração que acreditam ajudar nas aulas são algumas dessas tentativas. Mas são as pequenas invenções de cada um que vão ajudando a construir esse trabalho agora ainda mais hercúleo. Fazer com que o aluno acompanhe o traçado de uma equação, convocá-los nominalmente a falar, pequenas coisas que parecem “funcionar” nesse novo ensinar.

O professor não desiste!

Escola é lugar de encontro e encontro pode acontecer no ambiente virtual, porque mesmo do outro lado da tela é possível desejar.

Parabéns a todos os professores que sustentam o desejo de ensinar na tela ou onde quer que seja!

Texto: Juliana Tassara Berni

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s