Confinados sim, isolados não: 6 dicas para utilizar as tecnologias digitais durante a pandemia

A pandemia da Covid-19, instaurada no Brasil desde março deste ano, impôs um confinamento necessário para desacelerar a transmissão do vírus e evitar um maior número de mortes. Nesse panorama, as tecnologias digitais se apresentam como um recurso importante para suportar tal situação. Uma preocupação especial recai sobre as crianças e adolescentes. Há oito meses sem frequentar escolas, convivendo com um número reduzido de pessoas e, muitas vezes, privados das relações com seus pares, as crianças e adolescentes acabam expostos a maiores consequências emocionais. O que fazer, então, para tornar esse período menos penoso? Todas as entidades que estabeleciam parâmetros para os usos de telas tiveram que relativizar suas orientações anteriores. No entanto, não se trata apenas de afrouxar limites, mas de tornar as tecnologias digitais aliadas nesse enfrentamento. Por isso, listamos aqui algumas estratégias para fazer das telas, janelas para o encontro e para a reflexão.

1 – Jogos digitas

Os jogos digitais já foram os vilões da vida social, mas é possível interagir através deles. Se a criança ou o jovem não tem autonomia ou desenvoltura para tanto, os pais ou cuidadores podem estimular sugerindo jogos que promovam maior interação e até combinar sessões de jogos on-line com colegas já conhecidos

2 – Encontros através de videochamadas

Enquanto nós, adultos, já não aguentamos mais a infinidade de grupos de WhatsApp dos quais participamos, crianças, pré-adolescentes e mesmo alguns adolescentes, utilizam as redes sociais menos para interação e mais para entretenimento. Um adulto pode ajudar a criar momentos de interação através da internet, seja fazendo um convite ao melhor amigo para uma videochamada, seja criando um horário para uma reunião em grupo. O importante é abrir espaço para uma boa conversa fiada.

3 – Comemorações virtuais

Datas comemorativas são muito importantes nessa fase da vida. Cada aniversário é lembrado para sempre e essa lembrança carrega uma marca importante. Fazer dessas datas memórias agradáveis pode ser uma boa forma de ajudar no trabalho de elaboração que será necessário fazer durante e depois desse período que vivemos. Vale toda criatividade: festas virtuais, híbridas, registros gravados e enviados. Natal e réveillon estão aí e também podem ser festejados. Até amigo oculto é possível fazer virtualmente.

4 – Cursos e oficinas

As aulas especializadas possibilitam maior interação entre os alunos do que as aulas da escola. Por terem um número menor de alunos, geralmente o professor consegue dar uma atenção mais individualizada e promover uma troca maior entre os colegas. Muitos cursos já estão adaptados: cursos de idioma, programação e até dança ou circo estão sendo ofertados através das plataformas virtuais. Talvez seja a oportunidade de fazer aquele curso que vocês tanto queriam.

5 – Sessão cine retrô

Rememorar os filmes e séries da nossa juventude com nossos filhos são uma porta para a transmissão afetiva. Com tantos canais de streaming não vai ser difícil encontrar um que atenda aos gostos de toda a família. Coloque a pipoca para estourar e se prepare para responder muitas perguntas.

6 – Tutoriais

Quem nunca escutou que é possível aprender qualquer coisa na internet? Os tutoriais do YouTube são uma ótima forma de unir real e virtual. Tem para todos os gostos, de receitas criativas a construção da sua própria câmera fotográfica. Aproveite o tempo em casa para aprender alguma coisa juntos.

O ano está no fim, mas a pandemia ainda parece estar longe de terminar. Se fizermos um bom uso das tecnologias digitais, podemos usar esse tempo para nos aproximarmos, mesmo em isolamento. E, depois que tudo passar, teremos lembranças de boas histórias para as muitas conversas que, finalmente, off-line, sem fone de ouvido/microfone, poderemos ter.

Texto: Juliana Tassara Berni

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s