Adolescência em Euphoria: nudes e a moeda do amor

“Sei que a sua geração dava flores e pedia a permissão do pai, mas estamos em 2019 e, se você não é Amish, os nudes são a moeda do amor”, diz a adolescente Rue no primeiro episódio da série Euphoria, da HBO.
Essa ideia de Rue é compartilhada por muitos adolescentes, que dizem que enviam as fotos porque amam e confiam em quem vai recebê-las.
Entregar flores, como exemplifica Rue, é inofensivo, mas enviar nudes pode levar a consequências devastadoras. Se, por um lado, a internet abre um mundo de possibilidades, por outro, traz uma série de impasses com os quais ainda não sabemos lidar.
Este é o grande dilema dos usos das midias digitais. Os jovens dominam as plataformas. Sabem usar todos os recursos de todos os aplicativos, mas, nem sempre, estão prontos para arcar com as consequências desses usos. As fronteiras entre público e privado também não são mais as mesmas. Existe uma grande exposição e a velocidade e alcance daquilo que é publicado faz com que uma imagem se espalhe em minutos.
O que podemos fazer para ajudar e proteger nossos meninos e meninas dessa exposição?
A adolescência é um tempo de experimentação. O adolescente testa seus próprios limites e os do outro para tentar entender seu lugar no mundo. Além disso, ele quer ser aceito e comportamentos de risco e exposição podem ser o passe para o pertencimento.
Ajudar o adolescente a entender o que sente e o que quer, separando o que é seu e o que vem do outro, é o melhor caminho para ajudá-lo a encontrar uma forma saudável de lidar com a sexualidade e com o mundo digital.
Não se trata de ensinar aos jovens o que devem ou não fazer, mas criar um espaço de acolhimento e escuta onde eles se sintam confortáveis para falarem de suas questões. Esse acolhimento pode ajudar o jovem a refletir e construir sua própria ideia sobre o que é o amor e em qual moeda vale a pena investir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s