Nós

O Nós na Rede atua junto às escolas construindo formas de enfrentar os desafios encontrados na vida escolar, especialmente no que tem relação com a cultura digital e suas implicações. Nossa equipe é formada por profissionais pós-graduados em psicologia com ênfase no tema da cultura digital e com vasta experiência em intervenção nas escolas.


O que fazemos

Buscamos, por meio da escuta da comunidade escolar, identificar os pontos de impasse que geram mal-estar. A partir daí, construímos, junto com a escola, uma estratégia para lidar com as questões encontradas nesse trabalho inicial de escuta.

Nossa proposta é sempre construída a partir da singularidade de cada escola. As propostas são personalizadas e, portanto, a duração e formato da intervenção varia de acordo com a demanda apresentada.


O que oferecemos

Diagnóstico interventivo
Tomando a escuta como ferramenta, e de forma conjunta, buscamos construir e implantar novas possiblidades para lidar com o mal-estar.

Intervenção personalizada
Visamos construir saídas para os desafios que são próprios a cada instituição, respeitando tanto o que é singular, quanto aquilo que se apresenta quanto potencialidade

Capacitação para professores
Propiciar a instrumentalização dos professores para enfrentar os desafios da contemporaneidade

Educação digital
Mais do que ensinar, propomos a construção de ferramentas que respondam de forma saudável aos impasses da cultura digital.

Projetos especiais
Telas de conversa: Construímos um espaço em que seja possível produzir sentidos e sustentar o vinculo quanto a distancia é a única opção.
De volta à escola (nós de volta): Acolher, escutar, elaborar para fazer avançar


Nossa história

O Nós na Rede foi fundado em 2019 pelos psicólogos Helena Greco, Juliana Berni, Márcio Nobre e Patrícia Gomes. Os quatro já trabalhavam juntos em diversas pesquisas relacionadas à educação e à cultura digital e promovendo intervenções em escolas e projetos ligados à educação. A criação do Nós na Rede se dá como continuidade natural do trabalho do grupo e concretiza a abertura de novos espaços e possibilidades de atuação.


Equipe

Helena Greco Lisita

Possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), graduação em arquitetura e urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Doutoranda do Programa de pós-graduação em Psicologia- Teorias Psicanalícas- da UFMG.

Juliana Tassara Berni

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Doutoranda e Mestra em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência clínica em atendimento de crianças, adolescentes e adultos com ênfase em psicanálise. Experiência em psicanálise aplicada. Atua na área de interlocução entre psicanálise e educação desde 2007. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital (UFMG) e do Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Márcio Rimet Nobre

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.  Especialista em Teoria Psicanalítica pela UFMG. Psicóloga pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atuou na docência nas universidades UFMG, PUC Minas, FUMEC e UNIUBE. Integrante do Grupo de Investigação “Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital”, (UFMG). Consultor em planejamento estratégico de artistas e grupos culturais pela Ravel Produção e Gestão Cultural. Exerce atividade clínica, atendendo jovens e adultos com abordagem psicanalítica.

Patrícia da Silva Gomes

Mestre em Psicologia – Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais(2016). Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Pós-graduada em Educação Especial Inclusiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (2013). Atuação desde 2005 em atendimento clínico a crianças, adolescentes e adultos. Integrante do grupo de pesquisa e intervenção “Além da Tela: psicanálise e cultura digital”.

Contato
Belo Horizonte, Minas Gerais
31 99982-4543

© 2020 Nós na rede