Nós

O Nós na Rede atua em parceria com as escolas na construção de um relacionamento saudável com as tecnologias digitais. Nosso objetivo é ajudar professores e alunos a lidarem com os desafios e impasses impostos pela digitalização da vida e a utilizarem a tecnologia de forma consciente e responsável em suas atividades.

Essa ideia nasceu de estudos realizados por psicólogos de Belo Horizonte que já atuavam em diversas pesquisas na interface educação/cultura digital. Nestas atividades, promoviam intervenções presenciais em escolas e projetos ligados à educação. A criação do Nós na Rede se dá como continuidade natural do trabalho do grupo e representa uma abertura para o acolhimento de demandas mais amplas da sociedade, especialmente no âmbito educacional.


O que fazemos

Num primeiro momento, escutamos o que a comunidade escolar pensa e sente a respeito do uso das ferramentas digitais.

A partir daí, identificamos o que precisa ser trabalhado e construímos, junto com a escola, uma estratégia para enfrentar os pontos sensíveis levantados durante nossas conversas.

Entendemos que cada escola é singular e, por isso mesmo, não existe uma fórmula que se aplique a todas elas. Nosso trabalho é personalizado e o formato e a duração das intervenções são definidos após o diagnóstico inicial.


O que oferecemos

Diagnóstico

Escuta reflexiva dos alunos, professores e direção da escola para entender quais os impasses causados pelo uso das tecnologias digitais e, ao mesmo tempo, estimular elaborações sobre o tema.

Desenvolvimento da estratégia

A partir dos desafios identificados durante o diagnóstico, construímos estratégias personalizadas, sempre respeitando a cultura da própria instituição.

Identificamos e apontamos os caminhos para desenvolver o potencial da escola, de modo que a tecnologia possa fazer parte, de forma saudável, da vida da comunidade escolar.

Capacitação para educadores 

Preparamos os educadores para que eles possam lidar com os impasses decorrentes dos efeitos da cultura digital no ambiente escolar e com o desafios encontrados no trabalho com os estudantes. 

Educação digital

Ainda que os alunos dominem os usos das tecnologias, boa parte não possui recursos subjetivos para lidar com as consequências da cultura digital. Nessa proposta, construímos, com os alunos, as condições para lidar com esses desafios, operando a partir de atividades cotidianas do ambiente escolar.

Projetos especiais

Tela de Conversa: enquanto as aulas virtuais forem a única opção, realizamos reuniões virtuais com pequenos grupos da comunidade escolar para acolher suas inquietações, buscando conferir sentido ao formato das aulas online e sustentar o vínculo entre os alunos e a escola.

Nós de Volta: desenvolvemos uma proposta de acolhimento e escuta para o momento de retorno às aulas presenciais no sentido de ajudar a comunidade a elaborar as vivências do isolamento social e avaliar os impactos do uso maciço das ferramentas digitais na vida escolar.


Equipe

Helena Greco Lisita

Doutoranda pelo Programa de pós-graduação em Psicologia – Estudos Psicanalíticos, da UFMG; mestra em Psicologia pela UFMG (2010); psicóloga pela PUC Minas (2007) e graduada em arquitetura e urbanismo pela PUC Minas (2000). Atua no âmbito clínico, com atendimento de crianças, adolescentes e adultos. Possui experiência também no campo da saúde mental. Pesquisa sobre a incidência da virtualidade na constituição psíquica do sujeito.

Juliana Tassara Berni

Doutoranda pelo Programa de pós-graduação em Psicologia – Estudos Psicanalíticos, da UFMG; mestra em Psicologia pela UFMG (2015); psicóloga pela UFMG (2002). Experiência clínica no atendimento de crianças, adolescentes e adultos com ênfase em psicanálise. Experiência em psicanálise aplicada. Atua em pesquisas voltadas para a interlocução entre psicanálise e educação desde 2007. Pesquisa sobre adolescência, instituições e possibilidades de intervenção.

Márcio Rimet Nobre

Doutor pelo Programa de pós-graduação em Psicologia – Estudos Psicanalíticos, da UFMG; mestre em psicologia pela PUC Minas (2010); especialista em Teoria Psicanalítica pela UFMG (2008), psicólogo pela UFSJ (1999). Atuou em docência na UFMG, PUC Minas e UNIUBE (EaD). Consultor em planejamento estratégico pela Ravel Cultural. Atua na clínica com jovens e adultos, com abordagem psicanalítica. Pesquisa sobre a relação do sujeito com o saber na cultura digital.

Patricia da Silva Gomes

Doutoranda pelo Programa de pós-graduação em Psicologia – Estudos Psicanalíticos, da UFMG; mestra em psicologia pela UFMG(2016); especialista em Educação Especial Inclusiva pela PUC Minas (2007) e em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (2013); psicóloga pela PUC Minas (2005). Experiência clínica no atendimento de crianças, adolescentes e adultos. Pesquisa sobre adolescência, condutas de risco e sintomas contemporâneos.

Toda a equipe integra do grupo de pesquisa Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital, da UFMG.

Contato
Belo Horizonte, Minas Gerais
31 99982-4543

© 2020 Nós na rede