Você sabe o que é CULTURA DIGITAL?

A expressão cultura digital diz respeito às trocas culturais que se configuraram na sociedade contemporânea em virtude do processo de digitalização. As informações, antes físicas ou analógicas, passaram a ser transcritas para a linguagem numérica de dados discretos por meio de combinações dos algarismos 0 e 1.

O surgimento da cultura digital está ligado a fatores históricos. A partir do pós-Guerra governos e empresas passaram a investir massivamente em pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias da informação. Esse processo teve seu pontapé inicial com a invenção do computador, ainda durante a Segunda Guerra.

A cultura digital impôs um novo ritmo à vida social. A chegada dos smartphones, intensificou e estimulou ainda mais os fluxos de informação que se tornam cada vez mais urgentes e inadiáveis. Ao mesmo tempo, incrementou as interações à distância. Tempo e espaço geográfico foram se tornando cada vez menos impeditivos para a comunicação com fala e imagem em tempo real.

São o advento e a expansão da internet, entretanto, os pontos cruciais que permitiram a maior expansão de novos padrões culturais. Nas primeiras duas décadas do novo século, o ritmo dos desdobramentos tecnológicos aumentou vertiginosamente, ano após ano, numa aceleração contínua a cada nova invenção. A informação digitalizada passou a ser o “fluido” que transmite os conteúdos – os novos e os velhos – num processo que se tornou cada vez mais autorregulado, sendo o principal recurso da cultura digital.

Texto: Márcio Rimet Nobre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s